H&S


Horizontal Drop Down Menus - Parte 3
Free Web Hosting


Ferramentas - Kismet


Hoje é Saturday, 25 de October de 2025
O Kismet é uma ferramenta poderosa, que pode ser usada tanto para testar a segurança de nossa rede wireless, como para testar a presença de outras redes próximas e assim descobrir os canais que estão mais congestionados (configurando a nossa rede para usar uma que esteja livre) ou até mesmo invadir redes. O Kismet por si só não impõe restrições ao que podemos fazer. Assim como qualquer outra ferramenta, ele pode ser usado de forma produtiva ou destrutiva, de acordo com a índole de quem o usa.
A principal característica do Kismet é que ele é uma ferramenta passiva. Ao ser iniciado, ele coloca a placa wireless em modo monitor (rfmon) e passa a escutar todos os sinais captados. Mesmo pontos de acesso configurados para não divulgar o ESSID ou com a encriptação activa são detectados. Como ele não transmite pacotes, apenas escuta as transmissões, todo o processo é feito sem prejudicar as redes vizinhas e de forma praticamente indetectável. A principal limitação é que, enquanto está em modo de monitoria, a placa não pode ser usada para outros fins. Para conectarmo-nos a uma rede precisamos primeiro parar o varrimento. Esta questão da detecção dos pontos de acesso com o ESSID oculto é interessante. Não é possível detectá-los directamente, pois eles não respondem a pacotes de broadcast (por isso eles não são detectados por programas como o Netstumbler), mas o Kismet é capaz de detectá-los quando um cliente qualquer se associa a eles, pois o ESSID da rede é transmitido de forma não encriptada durante o processo de associação do cliente. A partir daí, o Kismet passa a capturar todos os pacotes transmitidos. Caso a rede esteja encriptada, é possível descobrir a chave de encriptação usando o aircrack-ng, permitindo tanto escutar as conexões bem como associarmo-nos a uma rede.

Resolução mínima recomendada: 800X600 pixel - Nº de Cores mínima: 256 - Compatibilidade com o browser: Internet Explorer 7 - Mozila Firefox 3 -